sábado, 15 de outubro de 2011

Siglo De Oro Carmenere Malbec

Outro vinho que é um ótimo custo benefício, este Siglo de Oro, da Santa Helena é Chileno, do Vale de Colchagua. Este vinho, elaborado com as uvas carmenère e malbec,  possui cor vermelho-violeta intenso. Aroma de frutas vermelhas, com notas de especiarias e pimenta. Taninos macios, corpo médio. Os aromas de especiarias e um leve tostado se mistura no paladar. Persistência média.
Muito bom acompanhamento para carnes vermelhas e massas. Graduação alcoólica de 14%. Temperatura de Serviço: 16 a 17ºC. Custo entre 18 e 25 reais.

Ritratto Riesling

Uva europeia, a riesling foi a primeira casta nobre a ser utilizada na elaboração de vinho branco varietal no Brasil. É um vinho branco de cor amarelo-palha, com tons esverdeados quando jovem, de aroma com notas florais e frutas de caroço. Bastante agradável ao paladar, de sabor seco e levemente cítrico.
É um vinho muito versátil e de grande frescor, muito bom para acompanhar entradas, refeições leves, sopas, peixes, frutos do mar, pratos orientais, queijos leves. Graduação alcoólica de 11%. Temperatura de consumo entre 10 e 12ºC. Ótimo custo benefício: 9 a 12 reais.

Cabernet Sauvignon Riserva

Produzido pela Vinícola San Michele - Rodeio - SC, é uma vinho tinto seco, elaborado com uvas selecionadas, envelhecido em tonéis de carvalho francês. Vinho de buquê inconfundível, de paladar marcante, com notas de ameixas, uvas passas, baunilha, caramelo, bem equilibrado quanto ao teor de acidez, vinho maduro, redondo e com vocação para ser um vinho de guarda.
O Riserva pode ser servido em acompanhamento com carnes vermelhas, cordeiro, coelho, pato, perdiz, codorna, massas com molhos fortes, queijos, como parmesão, gruyère, emmenthal e outros bons queijos. A temperatura de consumo é 16 a 18ºC. Custo entre 25 e 30 reais.

Rosso San Michele

Este é um vinho elaborado pela Vinícola San Michele - Rodeio - SC, com uvas de origem francesa, uma combinação perfeita entre o carbernet sauvignon, merlot e tannat. Um vinho encorpado, de cor vermelho-púrpura, paladar complexo e aromas de frutas vermelhas, passas, couro e banana madura.

O Rosso acompanha muito bem carnes vermelhas  (principalmente o famoso churrasco), pato com molho adocicado, cordeiro, cabrito, caças, massa com funghi porcini ou com molho encorpado, pratos bastante condimentados e queijos fortes. A temperatura de consumo: 16 a 18ºC. Custo: R$ 18,00.

sábado, 8 de outubro de 2011

Tarapaca Gran Reserva Syrah

Produzido na viña tarapacá, da região do Valle del Maipo, Chile, este vinho de 100% de uvas syrah, passa por um processo de envelhecimento de 14 meses em barricas de carvalho francês e americano.
Vinho Tinto intenso, aromas complexos de amoras e cerejas maduras com notas de alcaçuz, boldo e couro.Taninos picantes e final mineral longo e persistente.
Temperatura de serviço: 15ºC
Sugestão de Acompanhamento: ideal para carnes vermelhas e condimentadas, também exóticas como avestruz e javali. Custo: de 45 a 55 reais.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

François Labet Pinot Noir 2008 e Raviolli de Frango ao molho Vermelho

Apesar de não ser o vinho mais indicado, este pinot noir frances acompanhou muito bem um raviolli de frango ao molho vermelho.

O François Labet é um dos mais conhecidos produtores da Borgonha, este é o vinho de entrada de sua coleção. Um pinot noir marcante, que expressa frutas vermelhas como framboesa e cereja, com nuances de tabaco e tostados. Os vinhos de pinot noir se caracterizam pelos taninos leves, não precisam de muito envelhecimento. Seu preço varia entre 47 a 60 reais.




domingo, 2 de outubro de 2011

Alamos Chardonnay com Salmão e Batata Sauté

Este Chardonnay 2009 (branco seco) foi ótimo acompanhante para um Salmão de forno e batatas sauté.
Este Chardonnay Argentino da região de Mendoza é um grande achado, com um investimento relativamente baixo e retorno acima da média. Seu custo varia entre 35 e 40 reais. O vinho possui uma coloração amarelo dourada, brilhante e límpida. Lágrimas densas, lentas. Teor alcoólico: 13,9%. Aroma com fruta, principalmente maçã verde, com intensidade média. Bom corpo, equilibrado, com toque de baunilha, lembrando a passagem pela madeira. Sugestão de Harmonização: pratos delicados de peixes ou de aves. Deve ser servido a uma temperatura de 11º a 13ºC.
É um vinho muito bom, para dizer de forma simples. Gostei e recomendo.

domingo, 25 de setembro de 2011

Bianco e Spaghetti com frango ao molho rosê

O Bianco é um ótimo custo benefício e acompanhou muito bem um Spaghetti com frango ao molho rosê.
O Bianco é um vinho branco seco, (sauvignon blanc - chardonnay - riesling), cor amarelo-palha, com aroma acentuado, lembra frutas cítricas como maçã verde, pêra, com paladar encorpado e harmonioso. Um ótimo acompanhamento para sopas, peixes, frutos do mar, pratos orientais, queijos leves, lombo de porco, massas em molhos leves e carnes brancas. Com graduação alcoólica 13,3%. Deve ser servido a uma temperatura entre 10 e 12 ºC. Custo:  R$ 18,00.